Mísseis russos destroem hotel e apartamentos, diz Ucrânia
![]()
POKROVSK, Ucrânia - Mísseis russos atingiram a cidade de Pokrovsk, no leste da Ucrânia, duas vezes na noite de segunda-feira, destruindo um hotel e apartamentos, matando pelo menos sete pessoas e deixando dezenas de feridos, disseram autoridades nesta terça-feira.
O ministro do Interior, Ihor Klymenko, afirmou que sete pessoas, incluindo cinco civis, foram mortas. Durante a noite, autoridades regionais disseram que oito pessoas morreram.
"Estamos retomando a limpeza dos escombros. À noite, fomos forçados a suspender o trabalho devido à grande ameaça de bombardeios repetidos", disse Klymenko no aplicativo de mensagens Telegram.
Dois mísseis atingiram o centro de Pokrovsk com 40 minutos de intervalo, disseram testemunhas. Fotos postadas por funcionários mostraram que o hotel, no centro da cidade, sofreu um impacto direto, com vários andares faltando.
Moradores disseram que o Hotel Druzhba (Amizade) era popular entre jornalistas, trabalhadores humanitários e militares. Era um dos poucos que ainda operava na região de Donetsk, perto da linha de frente.
Em seu discurso noturno, o presidente Volodymyr Zelenskiy disse que a Rússia usou mísseis balísticos Iskander para atacar “edifícios residenciais comuns” em Pokrovsk.
Testemunhas disseram a um cinegrafista da Reuters que os socorristas ao primeiro ataque foram mortos e feridos no segundo ataque.
Dois socorristas estavam entre os mortos, segundo elas. O Ministério do Interior disse que 29 policiais e sete socorristas ficaram feridos. Duas crianças e 29 civis também estavam entre os feridos.
Kateryna, uma moradora de Pokrovsk de 58 anos, estava em casa quando ouviu a primeira explosão. Ela disse a um parente que ligou para saber dela que estava bem, mas então o bloco foi atingido em uma segunda explosão.
"É isso, bang - e isso é tudo. Uma chama envolveu meus olhos. Eu caí no chão. Meus olhos (doem) muito", disse Kateryna à Reuters, apontando para ferimentos ao redor dos olhos. Ela tinha bandagens na testa.
Imagens de vídeo mostraram equipes de resgate vasculhando escombros, destroços de um carro e um prédio de apartamentos com varandas arrancadas da parede.
(Reportagem de Vladyslav Smilianets em Pokrovsk)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC