Petróleo Brent tem maior valor desde janeiro por oferta mais apertada
![]()
Por Arathy Somasekhar
HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo atingiram novos picos nesta quarta-feira, com o Brent atingindo seu nível mais alto desde janeiro, depois que uma forte redução nos estoques de combustível dos EUA ajudou a compensar algumas preocupações de demanda mais fraca da China.
O petróleo Brent subia 0,9%, para 86,85 dólares o barril por volta de 13h (horário de Brasília), após atingir anteriormente 87,65 dólares, seu valor mais alto desde 27 de janeiro.
Já o petróleo nos EUA (WTI) subia 0,8% a 83,60 dólares. O contrato atingiu 84,65 dólares mais cedo, seu nível mais alto desde novembro de 2022.
Os estoques de gasolina dos EUA caíram 2,7 milhões de barris na semana passada, enquanto os estoques de derivados, que incluem diesel e óleo para aquecimento, caíram 1,7 milhão de barris, mostraram dados do governo, em comparação com as expectativas dos analistas em uma pesquisa da Reuters para ambos se manterem praticamente estáveis. [EIA/S]
"Estamos vendo um aumento na demanda por gasolina. Isso está levantando preocupações sobre o aperto dos estoques de gasolina, que ainda estão abaixo da média", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group.
Os mercados, em grande parte, ignoraram um aumento acima do esperado de 5,85 milhões de barris nos estoques de petróleo dos EUA, após uma redução recorde na semana anterior.
A redução do estoque de combustível dos EUA ajudou a compensar algumas preocupações com a demanda depois que dados chineses na terça-feira mostraram que as importações de petróleo bruto em julho caíram 18,8% em relação ao mês anterior, para a menor taxa diária desde janeiro.
(Reportagem adicional de Yuka Obayashi em Tóquio e Andrew Hayley em Pequim)
0 comentário
Petróleo sobe com bloqueio de Trump à Venezuela, reduzindo temores de excedente global
Petróleo recua com perspectiva de oferta compensando interrupções nos fluxos venezuelanos
Greve na Petrobras atinge 6 refinarias e 16 plataformas, diz FUP
Amplo suprimento de petróleo protege China de interrupção na Venezuela, por enquanto
Petróleo registra perda semanal por preocupações com excesso de oferta
Petrobras eleva em 30% consumo de óleo vegetal em 2025 para coprocessamento em refinarias