ONS reduz projeções para carga nacional e chuvas no Sul em agosto
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu suas previsões de agosto para a carga nacional de energia e para as chuvas que devem chegar aos reservatórios de hidrelétricas do Sul no mês.
Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira, o ONS estima agora um crescimento de 3,3% da carga frente a agosto de 2022, ante 3,6% previstos há uma semana.
O ONS também revisou para baixo a projeção para chuvas que devem chegar em agosto aos lagos de usinas do Sul, a 65% da média histórica, ante 79% estimados na semana anterior.
Para os demais subsistemas, as expectativas de chuvas foram elevadas para o Nordeste (62%, ante 54%) e ligeiramente ajustadas para o Sudeste/Centro-Oeste (87%, ante 85%) e o Norte (70%, ante 69%).
O órgão estimou ainda que o armazenamento das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste alcançará 78,4% ao final deste mês, contra 78,9% previstos na semana passada.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Previsão do tempo: geada ampla e frente fria mantêm o frio no Centro-Sul 07/07/2026
Geadas avançam no Sul enquanto calor e estiagem predominam em boa parte do Brasil
Frente fria avança pelo Sul e Sudeste e exige atenção do produtor com chuva, frio e risco de geadas
Previsão do tempo: frio continua no Sul e Nordeste entra em alerta para temporais 04 e 05/07/2026
Final de semana tem alerta para geada no Sul e declínio de temperatura no Sudeste
Portugal pede apoio de UE, Espanha e Marrocos diante do aumento do risco de incêndios florestais