Mapa realiza workshop para definir linhas de pesquisa para a doença do mormo
O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária realizou no dia 15 de agosto o primeiro Workshop sobre o mormo com a presença da Câmara Setorial da Equideocultura, representando a cadeia produtiva, Ministério da Saúde, especialistas em saúde animal de instituições de ensino e pesquisa da Universidade de Brasília, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Panaftosa, Embrapa e Laboratórios da Rede LFDA.
A reunião teve como objetivo fortalecer o conhecimento científico, buscando aprimorar a gestão da política pública para a doença no Brasil. Esse trabalho faz parte da continuidade ao aprimoramento das estratégias de combate à doença, definindo linhas prioritárias de pesquisa para o mormo, após a publicação da Portaria nº 593/2023 que traz as novas diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do mormo no território nacional, no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).
Durante o debate, foram elencadas algumas estratégias prioritárias como o aprimoramento constante do diagnóstico, a elaboração de estratégias diferenciadas de controle do mormo observando a caracterização equoprodutiva e epidemiológica das diferentes regiões do país, a compartimentação, a reabertura de mercados, a definição de linhas de pesquisa e sua priorização por meio da aplicação da metodologia científica AHP e a captação de recursos para execução das pesquisas.
O mormo é uma enfermidade infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei, que afeta principalmente equídeos, e está na lista de doenças de notificação obrigatória da OMSA. A doença representa um grande desafio para a saúde animal e a indústria equestre e requer esforços colaborativos e direcionados para desenvolver estratégias eficazes para sua prevenção, controle e erradicação.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli