Eficiência é "nova moeda" no mercado de veículos elétricos, diz presidente da Mercedes
![]()
Por Joseph White e Ilona Wissenbach
DETROIT (Reuters) - O presidente-executivo da Mercedes-Benz, Ola Kaellenius, disse à Reuters que o mais novo design de veículos elétricos da montadora, a ser lançado com o sedã elétrico compacto CLA no próximo ano, terá como meta uma autonomia de 30% a 35% maior para cada quilowatt-hora de energia armazenada na bateria do que os atuais veículos elétricos da marca.
A Mercedes também oferecerá uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) na nova linha de modelos do CLA, que chegará aos showrooms em 2025, algo inédito para qualquer veículo elétrico da Mercedes, disse o presidente-executivo em entrevista.
Com uma bateria LFP, a Mercedes poderá oferecer um modelo de preço mais baixo em um segmento competitivo atualmente dominado pela Tesla. Na China, o novo CLA também enfrentará a concorrência de marcas chinesas de veículos elétricos que usam baterias do mesmo tipo.
A Mercedes fará uma prévia do futuro carro elétrico com um protótipo a ser apresentado no salão do automóvel IAA em Munique, Alemanha, no domingo.
"A eficiência é realmente a nova moeda quando entramos em veículos elétricos", disse ele.
O novo CLA tem como meta o uso de energia de 12 kWh por 100 km e 750 km de autonomia de condução, disse Kaellenius. Isso se compara aos 17 a 18 kWh por 100 km em um modelo de SUV compacto EQA 350 que a Mercedes oferece atualmente.
Um Tesla Model 3 atual é avaliado em 13,1 kWh por 100 km.
Com esses níveis de eficiência, o futuro CLA deve ser o equivalente elétrico de um carro que consome um litro de gasolina por 100 km de condução, disse Kaellenius.
O chamado carro de um litro é, há muito tempo, uma meta ambicionada pelas montadoras europeias. O carro XL1 da Volkswagen atingiu essa marca, com um powertrain diesel-elétrico. A VW vendeu apenas 200 unidades.
"Quando você fala sobre a eficiência de um carro elétrico, você otimiza todo o sistema", disse Kaellenius.
A Mercedes tem o desafio adicional de compensar o consumo de energia dos chips de alta potência da Nvidia que serão usados para controlar a assistência ao motorista, grandes telas de infoentretenimento e outros sistemas no CLA e em futuros veículos elétricos, acrescentou.
Os engenheiros da Mercedes têm testado maneiras de melhorar a eficiência usando viagens longas em um protótipo de veículo chamado Vision EQXX. Esse veículo reduziu o consumo de energia em até 8,3 kWh por 100 km, segundo a Mercedes.
Para o Vision EQXX, "não demos limites aos engenheiros", disse Kaellenius.
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol