Veranico e ventania diminuem produtividade do milho safrinha em Marechal Cândido Rondon (PR), chegando a 105sc/ha
Veranico e ventania diminuem produtividade do milho safrinha em Marechal Cândido Rondon (PR), chegando a 105sc/ha
![]()
A colheita do milho safrinha em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, está praticamente finalizada, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Edio Luiz Chapla. Ele explica que, inicialmente, a expectativa de média de produtividade era de cerca de 120 sacas por hectare, mas que com o final da colheita, o cálculo é de 105 sacas por hectare.
Ele explica que a produtividade do milho que foi plantado mais cedo diminuiu devido a um veranico, e o cereal plantado mais tarde, pelo acamamento após um episódio de ventania que atingiu a região. Chapla aponta que houve alguma pressão por percevejo de barriga verde e de cigarrinha, mas que foi contornado pelos produtores.
Agora, os produtores se preparam para o plantio da soja, que estará liberado a partir do próximo dia 11. A liderança destaca que sementes e adubo já foram adquiridos pelos produtores, mas alguns deles ainda não fecharam 100% o pacote com inseticidas, fungicidas e alguns fertilizantes foliares devido à descapitalização.
0 comentário
Crescimento do processamento doméstico de milho amplia alternativas de comercialização e reduz dependência das exportações
Futuros do milho se movimentam próximos da estabilidade em Chicago
Vylor inicia uma nova era no milho: produtividade e estabilidade de rendimento, aliada ao controle avançado de insetos
Investidores realizam lucros em Chicago e milho opera no negativo nesta quarta-feira
Setor do milho vai cobrar próximo governo por infraestrutura, crédito e políticas que considerem diferenças regionais
Milho: Chicago começa setembro renovando máxima de três anos depois de registrar o melhor agosto desde 1973 para o dezembro/26