Rússia fez ataques muito próximos à fronteira com Romênia, diz presidente romeno
![]()
(Reuters) - Ataques aéreos russos ocorreram a menos de um quilômetro da fronteira da Romênia com a Ucrânia na terça-feira, disse o presidente romeno, Klaus Iohannis, em meio a intensos ataques ao porto ucraniano de Izmail.
Iohannis falou um dia depois que Kiev disse que drones russos haviam detonado em território romeno, uma afirmação que Bucareste negou.
"O ministro da Defesa me disse que tivemos ataques que foram verificados a 800 metros de nossa fronteira. Portanto, muito, muito perto", afirmou Iohannis em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel.
"Posso dizer que nenhuma peça, nenhum drone e nenhuma parte de um dispositivo aterrissou na Romênia", acrescentou, de acordo com uma tradução da emissora romena Digi TV.
Moscou tem realizado ataques aéreos de longo alcance contra alvos na Ucrânia desde o início de sua invasão no ano passado. Desde julho, quando Moscou abandonou um acordo que suspendia um bloqueio russo de fato aos portos ucranianos do Mar Negro, tem atacado repetidamente os portos fluviais ucranianos que ficam do outro lado do Danúbio, a partir da Romênia.
A Ucrânia relatou que armas russas suspeitas sobrevoaram ou caíram em seus vizinhos, incluindo membros da Otan, várias vezes durante a guerra.
(Reportagem de Alan Charlish em Varsóvia)
0 comentário
Poder360: Flávio Bolsonaro amplia equipe econômica com 7 novos nomes
Jovem Pan: Moraes autoriza retomada de visitas a Bolsonaro; Flávio segue suspenso
Dólar fecha em queda firme contra o real com exterior favorável e eleições
Ibovespa fecha em alta com respaldo de bancos e assegura ganho semanal
Taxas dos DIs descolam do exterior e fecham em queda com eleições no radar
Lula e Trump conversaram por telefone e discutem tarifas