Ucrânia relata ter recuperado mais territórios em contraofensiva
![]()
KIEV (Reuters) - A Ucrânia disse nesta segunda-feira que suas tropas recuperaram mais territórios nas frentes de batalha do leste e sul do país ao longo da última semana devido a sua contraofensiva diante das forças russas.
A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse em comentários televisionados que a Ucrânia retomou quase 2 quilômetros quadrados de terra ao redor da cidade de Bakhmut, capturada pela Rússia em maio, após meses de combates.
Mais tarde, ela acrescentou pelo Telegram que o Exército ucraniano também havia recapturado na semana passada 4,8 quilômetros quadrados no setor de Tavria, no sul.
Em seus comentários na televisão, Maliar afirmou que as forças ucranianas ainda capturaram parte do vilarejo de Opytne, a sul da cidade oriental de Avdiivka, e tiveram "sucesso parcial" perto do vilarejo de Novomaiorske, na região oriental de Donetsk.
Ela relatou "algum sucesso" perto de Andriivka e Klishchiivka, ao sul de Bakhmut.
As tropas ucranianas recuperaram o controle de cerca de 49 quilômetros quadrados perto de Bakhmut desde o início da contraofensiva no início de junho, disse Maliar. Na direção de Tavria, mais de 256 quilômetros quadrados foram recapturados, de acordo com ela.
Kiev tem retomado uma série de vilarejos e assentamentos na contraofensiva, mas seus soldados têm sido prejudicados pelos vastos campos minados e trincheiras russos.
A Reuters não conseguiu verificar os relatos e a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, raramente comenta os ganhos relatados por Kiev.
(Por Anna Pruchnicka)
0 comentário
Wall Street fecha em alta com impulso do setor de tecnologia; investidores ficam de olho em Pequim
Dólar tem correção técnica e fecha abaixo de R$5,00 com cenário político ainda no foco
Ibovespa fecha em alta em dia de recuperação
Taxas dos DIs caem em sessão de ajustes após disparada na véspera por laços de Flávio com Vorcaro
Xi diz a Trump que desentedimento sobre Taiwan pode levar a uma situação "perigosa"
Banco do Brasil aposta em pessoa física para melhorar rentabilidade, com agro ainda pressionado