Prestes a começar plantio da safra de arroz 23/24, Federarroz recomenda manutenção da área semeada
![]()
O plantio da próxima safra de arroz 2023/24 deve começar dentre 15 a 20 dias no Rio Grande do Sul com expectativa de a área plantada passar de 840 mil hectares para 900 mil, aumento de 7,5% na estimativa do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga).
Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, a recomendação da entidade é para que os produtores mantenham a área plantada, em uma tentativa de regular a oferta x demanda e equilibrar melhor dos preços do arroz, que foram deficitários nos últimos anos.
Outras diretrizes da Federarroz neste sentido são o estímulo à exportação, que deve ser o destino de 15 a 20% da produção deixando 80% para o mercado interno, seguir realizando a rotação de culturas utilizando soja, milho e trigo para melhorar a produtividade do arroz e a importância da gestão do negócio agrícola.
Após anos consecutivos de problemas decorrentes da falta de chuva no estado, dessa vez os produtores gaúchos se preocupam com a presença do El Niño e das chuvas. Velho destaca que as últimas chuvas registradas estão melhorando a capacidade dos reservatórios, mas os produtores precisam manter a atenção ao longo do ciclo.
Confira a íntegra da entrevista com o Presidente da Federarroz no vídeo.
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja