Safra de soja 23/24 começa no Mato Grosso com atenção ao clima e margens bastante apertadas
![]()
O plantio da safra de soja 2023/24 está começando no Mato Grosso com perspectiva de aumento de 1% na área semeada, que deve chegar em 12,22 milhões de hectares, de acordo com o levamento do Imea. A produtividade desta temporada está estimada em 59,7 sacas por hectare, o que vai resultar em 43,7 milhões de toneladas produzidas.
O Superintendente do Imea, Cleiton Gauer, explica que esses patamares são estimativas dentro da média histórica do estado, apesar de serem mais baixos do que as 61,3 sc/ha e 45,3 milhões de toneladas registradas na safra passada, que teve clima excepcional para o desenvolvimento das lavouras.
O clima, inclusive, deverá ser um ponto de atenção ao longo desta temporada. O superintendente aponta que os mapas climáticos estão mostrando chuvas abaixo da média para o período de desenvolvimento das lavouras.
De olho nas contas, Gauer relata que o custo de produção caiu cerca de 15% em relação a safra passada, mas isso não se reflete em produtividade, já que o preço da soja caiu com força e achatou as margens de produtividade.
Confira a íntegra da entrevista com o Superintendente do Imea no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto