Diesel sobe 12% no acumulado do mês ao maior valor desde março, diz Ticket Log
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O preço médio do diesel S10, tipo mais comercializado do Brasil, subiu 12% nos postos de combustíveis do país entre 1º e 13 de setembro, para 6,31 reais o litro, valor mais alto desde março, apontou nesta quinta-feira o Índice de Preços Ticket Log (IPTL).
O diesel comum, por sua vez, subiu 11,86% no período e foi comercializado a 6,13 reais, também o maior preço médio desde março, de acordo com o levantamento, feito com base nos abastecimentos realizados em 21 mil postos credenciados da Ticket Log.
O movimento ocorre depois que a Petrobras, principal produtora de combustíveis do país, anunciou um aumento de 25,8% nos preços do diesel vendido a distribuidoras a partir de 16 de agosto, após uma disparada recente do petróleo e de seus derivados no mercado internacional.
"Desde o início de agosto, após o último reajuste nas refinarias, o preço do diesel vem ficando mais caro para os brasileiros", disse em nota Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Ele destacou que o valor médio do litro que, em julho, fechou a 5,02 reais o tipo comum e 5,12 reais o S-10, já está acima de 6 reais neste início de setembro, o valor mais alto registrado desde março para ambos.
"Novos reflexos de alta devem ser identificados nos próximos meses com a reoneração de parte da alíquota do PIS/Cofins", adicionou Pina.
O repasse de reajustes da Petrobras aos consumidores finais nos postos não é imediato e depende de uma série de questões, como mistura de biocombustíveis, impostos e margens de distribuição e revenda.
O mercado sofre ainda influência de outros agentes, pois conta com outras refinarias privadas e importa cerca de 25% do óleo diesel e 15% da gasolina, o que também interfere na precificação dos custos das distribuidoras aos postos.
(Por Marta Nogueira)
0 comentário
IPCA em 12 meses fica abaixo do teto da meta pela 1ª vez em mais de um ano
Fed deve reduzir juros mas pode sinalizar uma pausa futura
Venezuelana María Corina Machado está segura, mas não irá à cerimônia do Prêmio Nobel da Paz, diz instituto
Trump defende histórico econômico em meio à frustração com aumento dos preços
Minério de ferro se recupera conforme dados fracos da China reacendem esperanças de estímulos
Senado aprova projeto que permite ao trabalhador safrista o direito de receber benefícios sociais