BC e regulador de câmbio da China se reúnem com empresas estrangeiras em busca de investimentos
![]()
PEQUIM (Reuters) - O banco central e o órgão regulador de câmbio da China se reuniram com instituições financeiras e empresas estrangeiras nesta segunda-feira, conforme Pequim se esforça para atrair investimentos internacionais para apoiar sua recuperação.
JPMorgan, HSBC, Deutsche Bank e Tesla estavam entre os participantes da reunião, de acordo com um comunicado do Banco Popular da China (PBOC, na sigla em inglês), em um sinal de esforços renovados das autoridades chinesas para reavivar o comércio e os investimentos estrangeiros.
A China irá aprimorar suas políticas e criará um clima de negócios orientado para o mercado e de nível internacional, disse o presidente do PBOC, Pan Gongsheng, no comunicado.
Pan disse que a China também continuará a melhorar a qualidade e a eficiência de seus serviços financeiros.
As empresas presentes na reunião pediram a Pequim que otimizasse seu ambiente de negócios, segundo o comunicado.
A China tem procurado cortejar o capital estrangeiro à medida que sua recuperação econômica pós pandemia desacelera em face da fraca demanda externa e da fraqueza do setor de construção.
Em uma tentativa de atrair mais investimentos estrangeiros, o Conselho de Estado da China emitiu em agosto diretrizes sobre o capital estrangeiro, dizendo que as autoridades devem aumentar a proteção dos direitos e dos interesses dos investidores externos, incluindo o fortalecimento da aplicação dos direitos de propriedade intelectual.
O investimento estrangeiro direto realizado no país caiu 5,1% em relação ao ano anterior, para 847,2 bilhões de iuanes (116 bilhões de dólares) nos primeiros oito meses de 2023, informou o Ministério do Comércio na sexta-feira.
(Reportagem de Ellen Zhang, Ethan Wang e Bernard Orr)
((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS BC IV
0 comentário
Galípolo cita "gordura" para BC analisar efeitos da guerra e diz que mercado entendeu "calibragem" da Selic
Chefe das Forças Armadas francesas realizou videochamada com 35 países sobre Estreito de Ormuz
Trump sugere que Irã deixe 10 petroleiros passarem pelo Estreito de Ormuz
Brasil reduzirá exportações de açúcar em 14% com mudança para etanol, diz Safras & Mercado
Petrobras amplia oferta de diesel e gasolina a distribuidoras via contratos
Trump diz que não tem certeza se está disposto a fazer acordo com o Irã