Preços de café do Vietnã diminuem em meio a um comércio morno
![]()
Por Phuong Nguyen e Mas Alina Arifin
HANÓI/BANDAR LAMPUNG (Reuters) - O mercado de café do Vietnã permaneceu sem brilho, com os preços locais caindo esta semana antes da nova safra, enquanto os preços na Indonésia estavam mais baixos, seguindo as tendências globais e um dólar mais forte, disseram os comerciantes na quinta-feira.
Os agricultores do planalto central, a maior área de cultivo de café do Vietnã, estavam vendendo os grãos por 65.900-66.700 dongs (2,70-2,73 dólares) por kg, abaixo dos 67.300-68.100 dongs da semana passada.
"Os preços registraram uma queda devido ao enfraquecimento do dong e à valorização do dólar", disse um trader do cinturão cafeeiro. "Os preços domésticos também caíram em linha com os preços globais."
Os comerciantes disseram que os cafeeiros estavam em boas condições e que os grãos chegariam em novembro.
"Alguns agricultores locais estão cotando entre 55.000 e 56.000 dongs por kg os grãos da safra nova", disse outro trader da mesma região.
Os comerciantes do Vietnã ofereceram grãos robusta com descontos de 40 a 50 dólares por tonelada em relação ao contrato de janeiro da bolsa de Londres.
Na Indonésia, os grãos de café robusta de Sumatra foram oferecidos a um prêmio de 450 dólares em relação ao contrato de novembro desta semana, 30 dólares a menos do que na semana passada.
"O preço do café está em baixa devido à alta do dólar", disse um trader.
(Reportagem de Phuong Nguyen e Mas Alina Arifin em Bandar Lampung)
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)