Deral indica plantio do milho verão em 82% no Paraná
![]()
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 99% registrados na semana passada para 100% do total.
Ao mesmo tempo, o levantamento indica que o plantio da safra de verão de milho 2023/24 saltou dos 71% da semana passada para 82% das lavouras já semeadas, sendo 17% em germinação e 83% já em desenvolvimento vegetativo.
Os técnicos do Deral classificaram 95% das lavouras em boas condições de desenvolvimento e 5% em médias.
Algumas localidades já encerraram o plantio como Francisco Beltrão, Maringá, Paranavaí, Toledo e Umuarama. As mais atrasadas são Londrina (0%), Cornélio Procópio (19%) e Ivaiporã (20%).
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que o plantio do milho avança bem na região Sul, com recomendação para o monitoramento e manejo da cigarrinha, que já foram registradas na localidade.
A região Sudoeste já tem plantio praticamente concluído, também com ocorrência de cigarrinhas muito elevada.
0 comentário
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira
Seguindo o trigo, milho abre a quinta-feira com leves baixas em Chicago
3tentos atualiza projeções e anuncia, no 3tentos Day, nova indústria de processamento de milho no Pará