Produtor rural de Balsas (MA) relata chuvas manchadas e atraso de 10 dias no plantio da soja
Produtor rural de Balsas (MA) relata chuvas manchadas e atraso de 10 dias no plantio da soja
![]()
Com a falta de chuvas mais regulares e volumosas em Balsas, no Maranhão, o plantio da soja está cerca de 10 dias atrasado, segundo o produtor rural local, Valério Mattei. Ele conta que desde que foi aberta a janela de plantio, cerca de 5% das áreas foram semeadas, quando, com clima normal, a esta altura, entre 40% a 50% das áreas dedicadas ao cultivo da oleaginosa já deveriam ter sido plantadas.
Ele conta que alguns produtores com pivô plantaram, e outros, arriscaram semear no pó, aguardando precipitações que devem vir em volume baixo neste final de semana. "Tem previsão de chuva mais volumosa e regular, mas só para dia 27 de outubro", disse. Desta forma, o produtor que arriscou plantar no pó está exposto à possibilidade de replantio.
As negociações para este ciclo da soja, segundo Mattei, estão ocorrendo de maneira pontual, conforme a necessidade do produtor em comprar, por exemplo agora, insumos para aplicações. "De resto, o produtor está segurando, observando os relatórios que vêm dos Estados Unidos, informações que vêm da Argentina para ver se o preço aqui no Brasil melhora", afirmou.
0 comentário
AgRural: Paraná dá a largada no plantio da safra 2026/27 de soja
Com mercado aquecido, comercialização da soja 26/27 do Brasil chega a 29,1% e supera média
Soja aprofunda perdas em Chicago com baixas mais fortes também no óleo e no trigo nesta 6ª
Soja pisa no freio em Chicago após semana de fortes oscilações; mercado busca definir direção
Soja inverte o sinal em Chicago, fecha em alta e mantém janela aberta às vendas no Brasil
China acelera compras nos EUA para o ritmo mais rápido em 4 anos e sustenta altas da soja em Chicago