Ações reduzem perdas após BCE manter juros estáveis, mas balanços pesam
![]()
Por Amruta Khandekar e Shristi Achar A
(Reuters) - As ações europeias reduziram as perdas iniciais nesta quinta-feira, depois que o Banco Central Europeu (BCE) manteve suas taxas de juros estáveis, conforme o esperado, enquanto balanços corporativos pessimistas, inclusive do Standard Chartered, pesaram sobre o índice de referência.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,48%, a 433,20 pontos, com as montadoras de automóveis na liderança das quedas.
O BCE manteve as taxas de juros em 4%, interrompendo uma sequência sem precedentes de dez aumentos consecutivos, e manteve sua orientação, sinalizando uma política monetária estável à frente.
O setor de saúde teve um desempenho fraco, com a queda de quase 10% da Straumann, depois que a Align Technology, par norte-americana da fabricante suíça de implantes dentários, reduziu sua previsão de receita para o ano inteiro.
Uma série de lucros pessimistas também pesou sobre o índice geral, com as ações da Siemens Energy em baixa de 35,5%, para cotações mínimas históricas, depois que a empresa alemã disse que estava em negociações com o governo do país sobre garantias estatais, após grandes contratempos em sua divisão eólica.
Já o papel do Standard Chartered caiu 12,4%, uma vez que o lucro antes de impostos do banco no terceiro trimestre recuou 33%. Uma queda nas receitas comerciais empurrou o BNP Paribas para uma queda de 2,6%.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,81%, a 7.354,57 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,08%, a 14.731,05 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,38%, a 6.888,96 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,29%, a 27.507,90 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,24%, a 8.962,80 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 2,23%, a 6.184,88 pontos.
0 comentário
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB