Agroindústria registra alta de 2,5% em agosto ante mesmo mês do ano anterior, informa FGVAgro
De acordo com a pesquisa mensal do FGV Agro sobre a Agroindústria, em agosto de 2023, a produção agroindustrial registrou uma expansão de 2,5% frente ao mesmo mês do ano anterior, já com os ajustes sazonais. O resultado foi o melhor mês de agosto dos últimos sete anos.
A expansão da Agroindústria foi derivada, exclusivamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 6,2%. O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, registrou novamente contração, de 1,7%.
Como consequência do bom resultado do mês de agosto, a Agroindústria reduziu suas perdas no acumulado de 2023. Até julho, a contração era de (-0,9%) e foi reduzida para (-0,4%).
Diante disso, para que o setor termine 2023 com uma produção física igual a de 2022 (ou seja, taxa de crescimento anual de 0%), é necessário que, no próximo quadrimestre, a Agroindústria cresça 0,8%, em comparação ao mesmo período de 2022. Provavelmente, isso deverá ocorrer, porém, esse crescimento deverá acontecer por conta, exclusivamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, uma vez que dificilmente o segmento de Produtos Não-Alimentícios deverá registrar expansão em 2023. Confira o estudo no anexo anexo 1.pdf
0 comentário
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa