Balança comercial tem superávit de US$8,959 bi em outubro, recorde para o mês
![]()
Por Bernardo Caram
BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira registrou superávit de 8,959 bilhões de dólares em agosto, recorde para o mês na série histórica iniciada em 1989, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta quarta-feira. O desempenho, que representa uma alta de 140% na comparação com o saldo de outubro de 2022, foi explicado por uma queda de 20,9% no valor das importações, a 20,525 bilhões de dólares, ao passo que as exportações registraram um recuo moderado de 0,7%, a 29,484 bilhões de dólares. Pesquisa da Reuters com economistas apontava expectativa similar para o dado do mês, com projeção de um saldo positivo de 9 bilhões de dólares. Em outubro de 2022, o país havia registrado resultado positivo de 3,4 bilhões de dólares.
O valor das exportações em outubro ficou próximo à estabilidade diante de uma alta de 26,4% no valor das vendas da indústria extrativa ao exterior, com destaque para o minério de ferro, que foi compensada por recuos de 9,1% nos embarques da indústria de transformação e de 2,5% da agropecuária.
Os dados da Secex mostraram ainda que o saldo comercial acumulado no ano até outubro foi de 80,212 bilhões de dólares, 57,2% melhor que o observado no mesmo período do ano passado e também recorde para o período. O desempenho foi resultado de exportações de 282,471 bilhões de dólares e importações de 202,258 bilhões de dólares.
Neste ano, a China vem ampliando sua presença na pauta exportadora brasileira, atingindo uma participação de 30,9% dos embarques brasileiros, ante 27,6% no mesmo período do ano passado. Por outro lado, houve redução da participação dos Estados Unidos e da União Europeia.
0 comentário
Petróleo de Morpho pode ser o melhor do Brasil, diz diretora da Petrobras
Flávio Bolsonaro e Lula seguem empatados no 2º turno, com o senador numericamente à frente, diz Quaest
Restrição de diesel no Brasil pode ser ainda maior com escala de guerra na Europa, alerta economista
BOA TARDE AGRONEGÓCIO - Milho dispara em Chicago, puxando soja e trigo
Ureia sobe por cinco semanas seguidas no Brasil e encarece recomposição de estoques para a safrinha
Imóveis rurais: Prazo da DITR 2026 termina em 30 de setembro. Valores declarados acompanham propriedade por anos