Febre aftosa: Segunda etapa da campanha de vacinação é destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade
O Estado do Rio de Janeiro realiza até o fim de novembro a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) espera que 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, com até 2 anos, seja imunizado. O objetivo é atingir a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Agricultura para que o Estado alcance o status de “zona livre da febre aftosa sem vacinação”, já em 2024.
- Somente cinco estados no país têm essa classificação. Atualmente, o Rio de Janeiro é considerado uma “zona livre da doença com vacinação”. E estamos a um passo de mudar esse status no ano que vem. Assim, é necessária a colaboração de todos os pecuaristas fluminenses para atingir a meta. A participação dos produtores sempre foi de extrema. Reforçamos a atenção ao prazo: não deixem de vacinar o seu rebanho até o fim de novembro. É o momento de responsabilidade compartilhada - destaca o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.
A Seappa ressalta ainda que esta fase da campanha, iniciada em 1º de novembro, tem como objetivo imunizar somente os bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. A primeira etapa de vacinação, ocorrida em maio deste ano, foi destinada ao gado de todas as idades.
Obrigatória
A vacinação é obrigatória e o produtor que não imunizar e declarar a vacinação do seu rebanho pode ser multado e ter a propriedade interditada. O registro deverá ser entregue ou enviado até 5 dias após a imunização para um dos Núcleos ou Postos Municipais de Defesa Agropecuária.
- A imunização é imprescindível para manutenção do estado com status de ‘livre da febre aftosa’. Assim, as atividades da Defesa Agropecuária são essenciais, pois melhoram a qualidade do que é produzido no Estado, unindo ganhos nos aspectos sanitários e econômicos - conta o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.
Os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária podem ser acessados por meio deste link: abrir.link/AYOwD e o formulário de declaração de vacinação neste link: https://bit.ly/3tGkMYg
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas