Feriado adiou reajuste no mercado de ovos, que viu preços melhorarem na segunda semana de novembro
Feriado adiou reajuste no mercado de ovos, que viu preços melhorarem na segunda semana de novembro
O mercado de ovos encerrou o mês de outubro com bons patamares de preços, no geral, apesar da queda tradicional nos valores no final do mês, segundo a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Juliana Ferraz. Este movimento de alta foi fruto das perdas de poedeiras e diminuição da produção em setembro, devido à onda de calor excessivo.
O mês de novembro, entretanto, começou de forma atípica. Segundo a especialista, geralmente as redes atacadistas e varejistas se antecipam aos feriados prolongados e realizam compras para realizar promoções (neste caso, referente ao feriado de Finados, no dia 2 de novembro).
Entretanto, de acordo com Juliana, isso não aconteceu, e foi nesta segunda semana de novembro que os compradores se mostraram ao mercado, observando a entrada da massa salarial do consumidor. Isso fez com que o preço da caixa com 30 dúzias de ovos brancos referência Bastos (SP) chegasse a R$ 142,84, um aumento de 1,8% em relação ao preço praticado na semana anterior.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA