Serviços e alimentos mais caros impulsionam inflação da zona do euro em outubro
![]()
BRUXELAS (Reuters) - Serviços e alimentos mais caros impulsionaram os preços ao consumidor na zona do euro em outubro, mostraram dados nesta sexta-feira, com a agência de estatísticas da UE confirmando que a inflação anual desacelerou acentuadamente.
A Eurostat disse que a inflação ao consumidor nos 20 países que usam o euro desacelerou para 2,9% em outubro na base anual, de 4,3% em setembro, depois que os preços subiram 0,1% no mês.
Os aumentos de preços nos setores de serviços, a maior parte da economia da zona do euro, acrescentaram 1,97 ponto percentual ao número anual final. Alimentos, álcool e tabaco mais caros acrescentaram outro 1,48 ponto.
Uma queda acentuada nos preços de energia subtraiu 1,45 ponto do número final, enquanto os produtos industriais não energéticos acrescentaram mais 0,9 ponto.
O Banco Central Europeu quer manter a inflação em 2,0% no médio prazo e elevou as taxas de juros a níveis recordes para desacelerar o crescimento dos preços, ao mesmo tempo em que diminui o crescimento econômico da zona do euro.
(Reportagem de Jan Strupczewski)
0 comentário
Dólar ronda estabilidade ante o real após novos dados sobre a economia dos EUA
Vendas no varejo dos EUA têm queda inesperada em julho
PF faz busca e apreensão contra ex-governador do Rio Cláudio Castro, dizem fontes; defesa nega
Dados de inflação mais moderados podem forçar Fed dividido a manter juros inalterados
Chinesa Sinograin anuncia o quarto leilão de soja desde o final de julho
Minério de ferro sobe com queda nos estoques e sinais de estímulos da China