Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Pastagens Degradadas, Secas e Enchentes, Moratória da Soja, Marco Temporal, FPA e Trigo
Ricardo Arioli comenta algumas das principais notícias da semana ligadas ao Agro. O novo estudo da Embrapa sobre a aptidão de pastagens degradadas para transformar em lavoura. E o mercado? A seca e as enchentes continuam atrapalhando a safra de soja 23-24. A Moratória da Soja volta a ser discutida em Mato Grosso, após 17 anos em vigor.
A expectativa da derrubada de vetos importantes no Congresso ficou pra semana que vem. O Marco Temporal era um desses vetos. A pauta agora está trancada. O que significa isso? Nilson Leitão, do Instituto Pensar Agro, explica. E fala das vitórias da FPA no Congresso, nessa semana.
O Mauro Osaki, do CEPEA, mostrou números interessantes sobre a produção, o custo de produção e o comparativo do nosso Trigo com outros países, no Workshop que aconteceu na CNA, nessa semana.
No Workshop do Trigo, que aconteceu na CNA, participaram praticamente todos os elos da cadeia de produção, identificando os gargalos para tornar o Brasil auto-suficiente. Todos se comprometeram com um Desafio: Produzirmos 20 milhões de toneladas de Trigo até 2030! O Desafio 20 em 30. O Dr. Jorge Lemainski, Chefe Geral da Embrapa Trigo,fala sobre o Workshop e sobre o Desafio.
0 comentário
Produtores estão com dificuldade para acessar as linhas previstas na MP do endividamento
O Jânio avisou que não seria fácil acessar os recursos da MP do endividamento
Vendas de soja e milho avançam no Brasil; exportações do grão e de carne bovina recuam em agosto
Certificação lançada na Expointer transforma redução de metano em vantagem financeira para o pecuarista
Brasil vende mais para EUA apesar de tarifas e tem superávit comercial de US$7,394 bi em agosto
Importações de fertilizantes caem 43% em agosto, mas mercado ainda não vê falta de produto