Pará tem regiões com atraso no plantio da soja; áreas de Santarém e Paragominas começam agora o plantio, mas com incertezas no clima
Pará tem regiões com atraso no plantio da soja; áreas de Santarém e Paragominas começam agora o plantio, mas com incertezas no clima
![]()
As regiões do Pará da Rodovia BR-163 e do Sul do Estado, que deveriam estar mais perto da finalização do plantio da soja, estão em atraso, segundo o vice-presidente da Aprosoja do Pará, Carlos Adelino Noimann. Isso se deu por causa da escassez de chuvas durante a semeadura, que também acabou prejudicando o desenvolvimento das plantas.
Como exemplo, Noimann cita o Sul do Estado, que está com 70% das áreas dedicadas à oleaginosa plantadas, quando a esta altura, já deveria estar perto do fim. Este atraso acaba 'empurrando' para frente a janela de plantio do milho segunda safra, e ele conta que na região Sul, deve haver uma redução de 40% da área do cereal.
No caso das regiões de Santarém e Paragominas que estão iniciando o plantio, Noimann explica que houve um bom volume de chuvas na segunda-feira, mas que os agricultores estão cautelosos e irão plantar cerca de 10% da área, parar e aguardar por mais chuvas em meados de dezembro.
0 comentário
Soja ainda sobe levemente em Chicago nesta 6ª, se recuperando das últimas baixas
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª, com petróleo em alta e ajustes de posições; portos do BR estáveis
Soja em Chicago, prêmio e dólar em queda nesta 5ª feira pesam sobre preços e novos negócios no Brasil
Soja segue em queda na Bolsa de Chicago nesta 5ª, acompanhando baixa dos grãos
Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja
Soja recua em Chicago nesta manhã de 4ª feira, se ajustando após dias de volatilidade