Plantio da soja já deveria ter finalizado há um mês em Rondônia, mas escassez de chuvas penalizaram produtor
Plantio da soja já deveria ter finalizado há um mês em Rondônia, mas escassez de chuvas penalizaram produtor
![]()
A semeadura da soja em Rondônia já passa dos 80% das áreas dedicadas à cultura, segunbdo o pesqusiador da Embrapa Rondônia e membro da Aprosoja do Estado, Vicente Godinho. Entretanto, a escassez de chuvas causou atraso, e o plantio deveria ter sido finalizado há cerca de 20 a 30 dias, de acordo com ele.
Godinho aponta que este atraso tem prejudicado o desenvolvimento das plantas, e com o uso neste ano de variedades de ciclo curto, somada a esta condição climática incomum para o Estado, não se tem ideia ainda de quanto podem chegar as perdas.
Outro ponto destacado pelo pesquisador é a janela da safrinha de milho, que deve ser atrasada também. "Tem gente que vai começar a plantar a soja agora. Com isso, a safrinha de milho para o ano que vem deverá ser com menor investimento em tecnologia, e a área também deve diminuir em torno de 30%", afirmou.
0 comentário
Soja se mantém no patamar dos R$ 150 nos portos do BR, apesar de realização de lucros em Chicago
Soja recua em Chicago nesta 3ª feira após altas expressivas e melhora nas lavouras dos EUA
Mesmo mais cara, soja dos EUA atrai China por 'política' e logística, mas Brasil garante janela firme e prêmios altos
Soja dispara mais de 20 pontos em Chicago e renova máximas em nove semanas nesta 2ª feira
Importações de soja dos EUA pela China caem 21% em junho; embarques do Brasil sobem 14%
Soja/Cepea: Demanda por farelo impulsiona cotações no BR e nos EUA