Ferrugem chegou mais cedo em 23/24 e nova mutação deve trazer resistência à outros defensivos
Ferrugem chegou mais cedo em 23/24 e nova mutação deve trazer resistência à outros defensivos
![]()
A Ferrugem Asiática chegou mais cedo para a safra de soja 2023/24. Até o momento, o Consórcio Antiferrugem da Embrapa já registra 35 casos confirmados da doença em lavouras comerciais, sendo 26 no Paraná, 4 no rio Grande do Sul, 3 em Santa Catarina e 2 em São Paulo.
Em comparação, a mesma época do ano registrava 3 casos em 22/23, 2 casos em 21/22, 12 casos em 20/21 e 2 casos em 19/20.
A pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy, explica que um inverno mesmo rigoroso manteve mais plantas de soja voluntária em campo, o que ajudou a antecipar a chegada da doença. Além disso, o alongamento do plantio da safra também vai ajudar a aumentar a pressão da Ferrugem ao longo de todo o ciclo.
Outro ponto destacado por Godoy, é que estudos da Embrapa identificaram a presença de novas mutações da Ferrugem Asiática, o que torna a doença resistente a mais tipos de fungicidas, o que reforça a necessidade de o produtor rotacionar princípios ativos em suas aplicações.
Confira a íntegra da entrevista com a Pesquisadora da Embrapa Soja no vídeo.
0 comentário
Apesar do USDA "baixista", soja sobe em Chicago nesta 3ª, esperando números mais pesados
Exportação de soja do Brasil em junho fica abaixo do previsto devido à chuva, aponta Anec
Soja opera em campo positivo na Bolsa de Chicago, apesar do USDA e da baixa do óleo
Soja segue recuando em Chicago nesta tarde de 3ª feira, esperando pelos números do USDA
Safra recorde de soja faz preço do óleo despencar 10,2% em 2026, aponta APAS
Após queda forte na sessão anterior, soja trabalha com estabilidade em Chicago à espera do USDA