Conselho diretor aprova onze desafios de inovação para Consórcio do Café em 2024
O Conselho Diretor do Consórcio Pesquisa Café (CDC) aprovou na manhã desta terça-feira, dia 06 de dezembro, durante sua 22ª reunião ordinária, onze desafios para inovação a serem priorizados para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias para a cafeicultura nacional, no âmbito do Consórcio. Esses desafios serão agora propostos ao Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), órgão deliberativo ligado à estrutura do Ministério da Agricultura e que conta com representantes do Governo Federal e da cadeia produtiva do café.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruha, abriu a reunião anunciando a implementação do Núcleo de Estudos Avançados do Café – NEAC, que será construído na sede da Empresa, em Brasília, com recursos do novo PAC Embrapa, anunciado pelo presidente Lula. A presidente afirmou ainda a importância do Consórcio Pesquisa Café no alcance de resultados que estão impactando positivamente a cafeicultura nacional.
Os onze desafios propostos e aprovados pelo CDC são resultantes de um amplo processo de levantamento onde foram consultados 3.886 stakeholders da Embrapa Café. “As informações levantadas foram enviadas para validação de instituições representativas da cadeia produtiva do café como ABIC, ABICS, Cecafé e CNC, e também para a CNA”, explicou Antonio Fernando Guerra, chefe-geral da Embrapa Café.
Uma vez aprovados pelo CDPC, os novos desafios comporão as próximas chamadas de projetos do Consórcio Pesquisa Café a serem realizadas em 2024, com recursos do Funcafé e passarão a compor o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D/Café).
0 comentário
Café fecha a 2ª feira com desempenho misto nas bolsas
Cooperativa do Cerrado de MG aponta atraso na colheita de café e preocupação com qualidade
Café abre a semana em baixa com colheita avançando onde o tempo firma, mas excesso de chuvas ainda preocupa
Café fecha em baixa com pressão da colheita e realização de lucros nas bolsas
Mercado de café cai nesta sexta (26), mas estoques internacionais reduzidos é fator de atenção
Especialíssimo 2026 abre seleção para os melhores cafés produzidos pelos cooperados da Cooxupé