Argentina suspende temporariamente registro de exportações de grãos antes de anúncio econômico
![]()
Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina suspendeu temporariamente na segunda-feira o registro no qual empresas agroexportadoras oficializam as operações comerciais de grãos, um dia antes de o governo do ultraliberal Javier Milei anunciar uma série de medidas econômicas, informou o chefe da câmara de exportadores de grãos CIARA-CEC.
De acordo com o diretor da CIARA-CEC, Gustavo Idígoras, a câmara recebeu um comunicado oficial na tarde de segunda-feira informando sobre a medida, que entrou em vigor às 17h00 no horário local e permanecerá em vigor "até novo aviso".
Uma fonte do governo com conhecimento do assunto, que falou sob condição de anonimato, confirmou a decisão à Reuters. Milei tomou posse no domingo como presidente da Argentina, um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.
No passado, diferentes governos argentinos suspenderam o registro das exportações de grãos e logo reabriram no dia seguinte ou alguns dias após o anúncio de medidas econômicas importantes.
O governo de Milei fará seus primeiros anúncios econômicos na terça-feira, o que envolverá um profundo ajuste fiscal e aumento dos gastos sociais, disse seu porta-voz na segunda-feira. Os mercados também estão especulando sobre a possibilidade de uma desvalorização da moeda local.
(Reportagem de Maximilian Heath)
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja