Argentina reabre registro de exportação de grãos, após desvalorização da moeda
![]()
BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina reabriu nesta quinta-feira o registro para empresas agroexportadoras oficializarem as operações de comércio de grãos, depois que o novo governo do ultraliberal Javier Milei realizou uma forte desvalorização da moeda local.
De acordo com um comunicado oficial, o registro, que havia sido temporariamente fechado na segunda-feira, foi reaberto às 10h30, horário local. A Argentina é um importante exportador mundial de alimentos.
"Esta Subsecretaria de Mercados Agroalimentares e Negociações Internacionais informa ao Setor de Exportação sobre a abertura do Registro de Declarações Juramentadas de Vendas ao Exterior", disse o governo.
A reabertura ocorre um dia depois que o governo de Milei, que tomou posse no domingo, desvalorizou a moeda argentina em mais de 50%.
Durante o fechamento do registro, o governo argentino também modificou um benefício para o setor de exportação vinculado a uma taxa de câmbio preferencial para incentivar as vendas.
No passado, outros governos argentinos também fecharam o registro de exportação por alguns dias, durante o processo de anúncio de mudanças econômicas importantes.
As exportações do setor agrícola e agroindustrial são a principal fonte de divisas para a economia argentina, que está atolada em uma grave crise que inclui inflação de três dígitos, reservas líquidas de divisas negativas e desconfiança na moeda nacional.
(Por Maximilian Heath)
((Tradução Redação São Paulo 55 11 56447751))REUTERS RS
0 comentário
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil