Após 1º caso de Ferrugem confirmado no estado, Fundação MS alerta para alta pressão da doença na safra 23/24
![]()
Após um inverno menos rigoroso, o que diminuiu o controle natural de plantas voluntárias, o Mato Grosso do Sul já teve o seu primeiro caso de Ferrugem Asiática confirmado na safra de soja 2023/24, na região de Laguna Carapã.
A Pesquisadora do Setor de Fitopatologia e Nematologia da Fundação MS, Ana Cláudia Ruschel, explica que o tamanho da pressão da doença daqui para frente vai depender das condições climáticas no estado, já que dois dos três pontos fundamentais já estão presentes, hospedeiros e patógenos.
Outra preocupação da pesquisadora é o alongamento do plantio que ocorreu nesta temporada. De acordo com a especialista, as primeiras lavouras a serem colhidas podem transferir os esporos para as áreas semeadas mais tardiamente, que poderão sofrer muito com a doença.
Confira a entrevista completa com a pesquisadora da Fundação MS no vídeo.
0 comentário
Soja fecha com mais de 13 pts de alta em Chicago com dados do USDA mostrando consumo forte e estoques apertados nos EUA para 26/27
USDA estima safra 26/27 de soja do BR em 186 mi de t e exportações de mais de 117 mi; números serão revisados
Anec eleva estimativas de exportação de soja e farelo do Brasil em maio
Soja intensifica altas em Chicago acompanhando óleo e trigo nesta 3ª
Soja sobe em Chicago nesta 3ª feira, mas mercado opera com cautela antes do novo boletim do USDA
Em semana de USDA, NOPA e encontro Trump-Xi, soja fecha 2ª feira em alta na Bolsa de Chicago