BC melhora previsão de crescimento do PIB em 2023 para 3,0%, vê alta de 1,7% em 2024
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central melhorou sua estimativa de crescimento para a economia brasileira em 2023 a 3,0%, de 2,9% estimados em setembro, mostrou o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, que também apresentou projeção de alta de 1,7% para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, de 1,8% antes.
O Ministério da Fazenda divulgou em novembro que espera um crescimento de 3,0% neste ano e de 2,2% no ano que vem. A pesquisa Focus mais recente, por sua vez, apontou que o mercado prevê uma expansão do PIB de 2,92% em 2023 e 1,51% em 2024.
Dados da atividade econômica surpreenderam positivamente neste ano, mas já começam a indicar uma desaceleração diante dos efeitos da política monetária contracionista promovida pelo Banco Central com o objetivo de controlar a inflação.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Trump diz acreditar que guerra contra Irã terminará “muito em breve”
Ibovespa recua mais de 1% por falta de sinalização do BC sobre juros, em dia cheio de balanços
Dólar contraria exterior e fecha em baixa no Brasil
Taxas dos DIs fecham em alta após decisão do Copom e sob influência externa
Acordo proposto para passagem pelo Estreito de Ormuz não é viável para setor de navegação, dizem fontes
Ibovespa recua com balanços e decisão de juros sob holofote