Boletim Focus: Mercado passa a ver Selic mais baixa em 2024, a 9%
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver a taxa básica de juros mais baixa em 2024 ao mesmo tempo em que reduziram as perspectivas para a inflação, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta terça-feira.
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a expectativa agora é de que a Selic termine 2024 a 9,0%, depois de sete semanas calculando a taxa a 9,25% no final do período.
A Selic encerra 2023 a 11,75% depois de o Banco Central ter promovido o quarto corte consecutivo de 0,5 ponto percentual no início deste mês, afirmando que sua diretoria antevê cortes na mesma intensidade nas próximas reuniões.
Em relação à inflação, os especialistas reduziram pela terceira vez seguida a projeção para a alta do IPCA este ano, calculada agora em 4,46%, de 4,49% antes, portanto abaixo do teto da meta.
Para 2024 o ajuste foi de 0,02 ponto percentual para baixo, a 3,91%, enquanto que para os dois anos seguintes os especialistas consultados continuam vendo inflação de 3,5%.
O centro da meta oficial para a inflação em 2023 é de 3,25% e para 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento para este ano segue em 2,92%, e para 2024 subiu 0,01 ponto, a 1,52%.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Reforma Tributária exige planejamento das empresas de sementes de soja
Safra recorde pode criar oportunidades para os Fiagros
O acordo “30-for-30” entre EUA e China e possíveis efeitos concorrenciais sobre o agronegócio brasileiro
Diante de contingenciamentos recorrentes, novo marco regulatório do Seguro Rural busca dar previsibilidade aos recursos
Sancionada, lei do seguro rural no Brasil traz previsibilidade apesar de vetos, dizem entidades
Plano Safra 26/27 tem pior início das últimas cinco temporadas