Ações europeias sobem no último dia de negociação do ano, a caminho de alta anual
![]()
Por Shashwat Chauhan
(Reuters) - As ações europeias avançavam nesta sexta-feira, com as empresas de mídia e energia entre as que mais subiam, colocando o índice no caminho de fortes ganhos anuais, na expectativa de uma política monetária mais branda por parte dos principais bancos centrais no próximo ano.
O índice STOXX 600 subia 0,3% e estava a caminho de seu sétimo ganho semanal consecutivo, bem como de seu melhor desempenho em dezembro desde 2021.
Os mercados globais têm se recuperado desde meados de dezembro, quando o Federal Reserve sinalizou que poderia considerar cortes nos juros no próximo ano. No entanto, o Banco Central Europeu não tem apresentado uma perspectiva semelhante.
Mesmo assim, o STOXX 600 está na trajetória de um avanço de quase 13% neste ano, com o setor de tecnologia e de varejo entre os melhores desempenhos.
O índice de referência europeu se recuperou mais de 12% de suas mínimas de março, quando os mercados globais foram abalados após o rápido colapso do banco suíço Credit Suisse e do credor norte-americano Silicon Valley Bank.
As ações italianas superaram seus pares regionais neste ano, com uma alta de quase 30% no acumulado do ano, enquanto os índices suíço e britânico estavam entre os piores desempenhos.
Nesta sexta-feira, as ações de mídia subiam 0,4%, enquanto as ações de bens pessoais e domésticos tinham alta de 0,3%, em seu primeiro ganho em cinco sessões.
As ações do setor de energia avançavam 0,3%, acompanhando os preços mais altos do petróleo bruto. [O/R]
0 comentário
Ibovespa amplia queda após eleição e fecha na mínima desde janeiro
Dólar à vista fecha em alta com preocupações sobre agenda econômica do governo
Taxas dos DIs sobem com temores sobre rumos da economia no novo governo Lula
Ações europeias recuam em meio a cautela por incerteza no Oriente Médio
Presidente do BC do Paraguai renuncia após procedimento de resolução para banco local
Negociadores de Ucrânia, Rússia e EUA se reunirão em Abu Dhabi nos dias 10 e 11 de novembro, diz Zelenskiy