Ações europeias sobem no último dia de negociação do ano, a caminho de alta anual
![]()
Por Shashwat Chauhan
(Reuters) - As ações europeias avançavam nesta sexta-feira, com as empresas de mídia e energia entre as que mais subiam, colocando o índice no caminho de fortes ganhos anuais, na expectativa de uma política monetária mais branda por parte dos principais bancos centrais no próximo ano.
O índice STOXX 600 subia 0,3% e estava a caminho de seu sétimo ganho semanal consecutivo, bem como de seu melhor desempenho em dezembro desde 2021.
Os mercados globais têm se recuperado desde meados de dezembro, quando o Federal Reserve sinalizou que poderia considerar cortes nos juros no próximo ano. No entanto, o Banco Central Europeu não tem apresentado uma perspectiva semelhante.
Mesmo assim, o STOXX 600 está na trajetória de um avanço de quase 13% neste ano, com o setor de tecnologia e de varejo entre os melhores desempenhos.
O índice de referência europeu se recuperou mais de 12% de suas mínimas de março, quando os mercados globais foram abalados após o rápido colapso do banco suíço Credit Suisse e do credor norte-americano Silicon Valley Bank.
As ações italianas superaram seus pares regionais neste ano, com uma alta de quase 30% no acumulado do ano, enquanto os índices suíço e britânico estavam entre os piores desempenhos.
Nesta sexta-feira, as ações de mídia subiam 0,4%, enquanto as ações de bens pessoais e domésticos tinham alta de 0,3%, em seu primeiro ganho em cinco sessões.
As ações do setor de energia avançavam 0,3%, acompanhando os preços mais altos do petróleo bruto. [O/R]
0 comentário
Expectativas sobre Oriente Médio ofuscam queda de SpaceX e AMD e Wall Street abre em alta
Acordo proposto para Estreito de Ormuz daria ao Irã controle do tráfego de entrada, dizem fontes
Setor de serviços do Brasil volta a contrair após 8 meses, mostra PMI
Argentina não reagirá ao rebaixamento das relações diplomáticas pelo Brasil
Rússia mata 17 pessoas em forte ataque com mísseis balísticos contra Ucrânia
Ações da China atingem maior cotação da semana com alta das ações do setor de chips