AgRural: Liderada por MT, colheita de soja chega a 0,6% da área no Brasil
A área cultivada com soja na safra 2023/24 do Brasil estava 0,6% colhida até quinta-feira (04), à frente dos 0,04% apurados no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Mato Grosso lidera, seguido por Rondônia e Paraná. Também já há colheita em Goiás e Mato Grosso do Sul, mas em áreas muito pontuais ainda.
Em Mato Grosso, onde as lavouras sofreram com a falta de umidade durante boa parte do ciclo, agora as chuvas dificultam o avanço das colheitadeiras em algumas áreas, como é comum acontecer em janeiro. Conforme esperado, as primeiras produtividades reportadas no estado são bem mais baixas que o normal. No Paraná, os trabalhos se concentram no oeste do estado e os rendimentos reportados são muito bons, em linha com a expectativa dos produtores.
Produção em revisão
A AgRural já deu início ao processo de revisão de sua estimativa de produção na safra 2023/24, que na virada de novembro para dezembro foi reduzida para 159,1 milhões de toneladas. O novo número deverá ser divulgado nesta semana para clientes e na semana que vem para a imprensa.
MILHO
Milho verão está 3,3% colhido no Centro-Sul; plantio da safrinha ainda é pontual
A colheita da primeira safra de milho 2023/24, o milho verão, chegou na quinta-feira (04) a 3,3% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 2,3% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural. O ritmo da colheita é puxado pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, que plantam mais cedo.
Algumas plantadeiras também já estão em campo nas primeiras áreas de milho safrinha do Paraná, mas o movimento ainda é tímido e avança conforme a colheita da soja vai dando os primeiros passos. Em Mato Grosso, a prioridade dos produtores, no momento, é a semeadura do algodão safrinha, que tem janela mais curta, mas o início do plantio do milho é iminente.
0 comentário
Mercado da soja tem viés baixista até mesmo no longo prazo; margens no BR podem ser ainda menores em 26/27
Soja inverte o sinal em Chicago e perde mais de 1% na tarde desta 6ª feira
Em Chicago, preços da soja têm novas altas nesta 6ª feira, entre fundamentos e cenário externo
Colheita de soja no RS alcança 10% da área, mas segue atrás da média histórica
Colheita da soja alcança 10% da área cultivada no RS
Preços da soja sobem nos portos do BR e voltam a superar os R$ 130/sc com leves ganhos em Chicago e dólar em alta