Paraíba: Companhia comercializou 5,2 mil toneladas de milho via ProVB
Ao longo do ano de 2023, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou 5,2 mil toneladas de milho em grãos no estado da Paraíba no âmbito do Programa de Venda em Balcão (ProVB), atendendo 840 pequenos criadores de 115 municípios. A Companhia encerrou o ano com 1,4 mil toneladas em estoque, disponível para o atendimento nas Unidades Armazenadoras de Campina Grande, João Pessoa, Monteiro e Patos.
O ProVB tem por objetivo viabilizar o acesso dos criadores rurais de pequeno porte aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Companhia, por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local.
Já em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Conab adquiriu no ano de 2023, mais de 1.300 toneladas de alimentos de cooperativas e associações de agricultores e agricultoras familiares na Paraíba, na modalidade Compra com Doação Simultânea. Foram cerca de R$5,7 milhões, oriundos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Os alimentos foram doados para entidades da rede socioassistencial, banco de alimentos, restaurantes populares e cozinhas comunitárias de vários municípios paraibanos.
Sociobiodiversidade – No âmbito da Política de Garantia dos Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), a Companhia pagou R$792,8 mil de subvenção para 501 extrativistas do estado, que comprovaram a comercialização de 950,5 toneladas de mangaba e umbu.
Dentre as demais atividades realizadas ao longo do ano, destacam-se o apoio técnico a outros órgãos da administração pública na realização de compras de alimentos, o levantamento de safras e preços de produtos agropecuários e o cadastramento de armazéns.
0 comentário
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS