Rondônia dá início à colheita da soja com estimativa inicial de 20% de perda na produtividade
Rondônia dá início à colheita da soja com estimativa inicial de 20% de perda na produtividade
![]()
A colheita da soja já teve início em Rondônia, mas devido ao atraso na semeadura pela escassez de chuvas, ainda há produtores plantando segundo Vicente Godinho, pesquisador da Embrapa Rondônia e membro da Aprosoja do Estado. Ele explica que ainda restam poucas áreas a serem plantadas, e que a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) autorizou a extensão do prazo de semeadura até 20 de janeiro.
Godinho relata que devido à escassez de chuvas, pressão por pragas e doenças e replantio com sementes de qualidade inferior que chegaram ao Estado, já se considera uma perda inicial na produtividade em torno de 20%. "Isso porque como o plantio foi muito escalonado, ainda tem soja se estabelecendo", disse.
Com este atraso, ele detalha que a safrinha de milho em Rondônia terá área cerca de 40% menor, e que produtores têm dificuldades em adquirir sementes de forrageiras para ocupar o espaço que não será utilizado para o cultivo do cereal.
0 comentário
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro
Ferrugem asiática desafia e impacta a produtividade da soja
À espera do USDA, soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização