AgRural: Quebra e antecipação do ciclo puxam colheita de soja do Brasil para 6%
A colheita da safra 2023/24 de soja avançou com força na semana passada, puxada pelo encurtamento do ciclo das lavouras e pelas perdas de produtividade resultantes da estiagem e do calor. Dados da AgRural mostram que 6% da área cultivada no Brasil estavam colhidos até quinta-feira (18), contra 2,3% uma semana antes e 1,8% no mesmo período do ano passado.
O ritmo dos trabalhos é puxado por Mato Grosso e Paraná, mas vários outros estados já estão com as máquinas em campo. As baixas produtividades que chegam dos reportes de colheita não surpreendem em Mato Grosso, já que o estado foi o mais afetado pela estiagem nesta safra. No Paraná, rendimentos um pouco mais baixos que os esperados inicialmente causam decepção no estado, onde o calor e a irregularidade das chuvas têm afetado as lavouras na reta final da fase de enchimento de grãos.
***
Safrinha 2024 está 5% plantada no Centro-Sul do Brasil; colheita de verão vai a 8%
A semeadura da safrinha de milho 2024 chegou na quinta-feira (18) a 4,9% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 0,4% na semana anterior e 1% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Mato Grosso lidera, seguido pelo Paraná. A colheita de milho verão 2023/24, por fim, atingiu na mesma data 7,9% da área cultivada no Centro-Sul, ante 5,1% na semana precedente e 5,9% num ano antes.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS