Wall St abre em alta após dados fortes do PIB; Tesla recua
![]()
(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta quinta-feira, após dados que mostraram um forte desempenho econômico no quarto trimestre aumentaram as esperanças de um pouso suave da economia norte-americana, enquanto o aviso da Tesla sobre uma queda acentuada no crescimento este ano levou suas ações ao menor nível em oito meses.
A economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que o esperado, 3,3% no trimestre, devido aos fortes gastos dos consumidores, desafiando previsões negativas de uma recessão em 2023, depois que o Federal Reserve aumentou agressivamente a taxa básica de juros, de acordo com um relatório do Departamento de Comércio dos EUA.
"O PIB mais forte do que o esperado de certa forma aumenta a chance de um pouso suave", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities.
"Isso apenas sela o fato de que o Fed provavelmente não reduzirá os juros nos próximos seis meses."
O Dow Jones subia 0,31%, a 37.925,12 pontos. O S&P 500 tinha alta de 0,49%, a 4.892,17 pontos, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,60%, a 15.576,55 pontos.
No entanto, a Tesla caía 9,2% e estava a caminho de perder cerca de 50 bilhões de dólares em valor após seu alerta. O setor de consumo discricionário recuava 1,1% e tinha o pior desempenho entre os setores do S&P 500.
O aviso de crescimento da Tesla pode alimentar as preocupações com as ricas avaliações das empresas de megacapitalização de forte peso -- também conhecidas como "7 Magníficas" -- que têm sido o principal impulsionador de uma recuperação em Wall Street desde o final de 2023.
(Por Johann M Cherian em Bengaluru)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde