Ibrafe: Feijão manchado impacta nas cotações
A aparência do Feijão-carioca atualmente sendo colhido em Minas deixa a desejar. Diante do desafio de realizar a colheita durante a época chuvosa, os produtores de Minas Gerais e Goiás têm enfrentado dificuldades para obter um produto sem manchas e com excelente aparência. Esse cenário tem levado os produtores a buscar a venda o mais rápido possível, exercendo pressão sobre as cotações, que acabam caindo.
Em grande parte, o Feijão com nota 8,5/9 é aquele que foi armazenado em câmara fria, proveniente da terceira safra. Além disso, há o agravante de que parte da colheita programada para janeiro sofreu atrasos, concentrando-se agora na última semana deste mês e nas duas semanas subsequentes. Um produtor próximo a Brasília comentou: "Se o Feijão tivesse uma melhor aparência, eu seguraria um pouco, mas como é comercial, estou vendendo o quanto antes."
Os empacotadores relatam que o varejo utiliza o argumento da queda na qualidade no campo, sem levar em consideração que a qualidade do produto atual é inferior ao padrão normal. Dessa forma, independentemente de ser nota 8 ou 9, eles pressionam por preços mais baixos para repor o produto necessário.
0 comentário
Conab: Estimativa aponta para uma produção de 360,8 milhões de toneladas na safra 2025/26
Déficit de armazenagem de grãos cresce até 12 milhões de toneladas por ano no Brasil e acende alerta para o milho
Arroz/Cepea: Mercado interno segue firme; embarques recuam e importações avançam
Preparo antecipado do solo ganha peso na safra de arroz 2026/27 sob El Niño
Chuva atrasa colheita do milho e afeta desenvolvimento do trigo no Paraná
Safra 26/27 de arroz tem expectativa positiva, mas questões climáticas podem afetar produtividade em SC