Plantio da safrinha segue acelerado e já passa dos 10% no Brasil, indica Conab
![]()
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 no Brasil.
O plantio da primeira safra 23/24 está avançando pelo Brasil, saindo dos 90,4% da semana passada e indo para 92,4% do total previsto, o que fica atrás dos 97,8% do mesmo período da safra passada.
Os estados mais avançados nas atividades são Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina (100%), Rio Grande do Sul (98%), Bahia (96%), Maranhão (70%) e Piauí (60%).
Ao mesmo tempo, a Conab indica que os trabalhos de colheita do milho verão já foram efetuados em 10,4% das lavouras, avançando dos 8,6% da semana passada e ficando à frente dos 7,8% do mesmo período do ano passado.
Os estados que já começaram a colher foram Rio Grande do Sul (30%), Santa Catarina e Paraná (13%) e São Paulo (8%).
As lavouras de milho primeira safra se dividem em 2,6% em fase de emergência, 30,4% em desenvolvimento vegetativo, 11,3% em floração, 21,2% em enchimento de grãos, 24,2% em maturação e 10,4% já colhidas.
Já a segunda safra de milho também está com atividades de plantio avançando no país. Até aqui, 10,3% da área já foi semeada, saltando dos 5% da semana passada e ficando à frente dos 3,9% do mesmo período de 2023.
As áreas de safrinha se dividem com 53,7% na fase de emergência e os 46% restantes em desenvolvimento vegetativo.
0 comentário
Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado