Setor de açúcar da Índia quer desviar mais açúcar para etanol com melhora na safra
![]()
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - A indústria açucareira indiana pediu ao governo que permita que mais matéria-prima de açúcar seja desviada para a produção de etanol, citando a melhora na oferta de cana após chuvas fora de época nos principais Estados produtores em novembro e dezembro.
O segundo maior produtor de açúcar do mundo limitou no mês passado a quantidade que poderia ser desviada para o etanol na atual temporada, até o final de setembro, em 1,7 milhão de toneladas métricas, depois que as chuvas de monções abaixo do normal entre junho e setembro atingiram a safra de cana.
"Acreditamos que agora o governo pode facilmente permitir o desvio de cerca de 1,8 milhão de toneladas de açúcar adicional para a produção de etanol na atual temporada", disse a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA) em um comunicado.
A National Federation of Cooperative Sugar Factories (NFCSF), outro órgão do setor, defendeu pelo menos 1,5 milhão de toneladas adicionais, argumentando que essa medida ajudaria as usinas de açúcar e as destilarias a resolver os problemas financeiros que estão enfrentando.
As chuvas tardias melhoraram a produtividade da cana-de-açúcar, com a produção de açúcar na temporada 2023/24 sendo vista em 31,4 milhões de toneladas, acima da previsão inicial de 29,15 milhões de toneladas.
É provável que a Índia termine a atual temporada com estoques de açúcar de 8,45 milhões de toneladas, acima dos 5,6 milhões de toneladas do ano passado, com a produção superando a demanda local em cerca de 28,5 milhões de toneladas, disse a ISMA.
As usinas produziram 18,72 milhões de toneladas de açúcar de outubro a janeiro, um pouco abaixo das 19,5 milhões de toneladas do período anterior, de acordo com a ISMA.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY