Conselho do FMI aprova revisão do programa de empréstimos da Argentina, liberando US$ 4,7 bilhões
![]()
(Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou na quarta-feira a mais recente revisão de seu programa de 44 bilhões de dólares com a Argentina, permitindo o desembolso de 4,7 bilhões de dólares.
O fundo disse em um comunicado que, mesmo que as principais metas do programa não tenham sido cumpridas até o final do ano passado "devido a graves contratempos de política", ele aprovou isenções de não cumprimento.
"As metas do programa foram modificadas, de acordo com as ações iniciais e os planos ambiciosos das autoridades para colocar o programa de volta nos trilhos", disse o fundo.
O conselho também aprovou uma extensão do programa até 31 de dezembro de 2024, "juntamente com algumas mudanças de fase dos desembolsos planejados dentro do envelope existente do programa" O FMI não forneceu mais detalhes sobre as mudanças.
O governo e a equipe do FMI concordaram recentemente com a sétima revisão do programa, que foi adiada em meio a uma mudança de governo quando o presidente Javier Milei assumiu o cargo em 10 de dezembro.
"O novo governo está tomando medidas ousadas para restaurar a estabilidade macroeconômica e começar a lidar com os obstáculos de longa data ao crescimento", disse a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, no comunicado.
Ela disse que as "políticas inconsistentes do governo anterior" haviam deixado uma "herança difícil".
No início desta semana, o FMI reduziu sua previsão para o PIB da Argentina em 2024 para uma contração de 2,8% em relação à visão anterior de uma expansão de 2,8%, principalmente devido aos efeitos esperados das reformas propostas pelo novo governo.
A aprovação de quarta-feira leva os desembolsos no âmbito do programa de 44 bilhões para 40,6 bilhões de dólares, informou o fundo.
O FMI disse que, após uma recente desvalorização e "realinhamento da taxa de câmbio", as novas políticas devem "continuar a garantir as metas de acumulação de reservas".
De acordo com os últimos dados informados pelo banco central, as reservas da Argentina subiram para 27,6 bilhões de dólares na quarta-feira, ante 25,1 bilhões de dólares no fechamento da terça-feira.
(Reportagem de Walter Bianchi, Sarah Morland e Anthony Esposito)
0 comentário
Solução para restrição de oferta de combustíveis é reajuste da Petrobras, dizem fontes do setor
Reino Unido aprova uso de bases britânicas pelos EUA para atacar locais de mísseis do Irã que têm como alvo navios
Dólar supera os R$5,30 em nova sessão de temores com a guerra no Oriente Médio
Durigan prega continuidade de gestão Haddad e prevê avanços em sistema de crédito e produtividade
Ibovespa recua para mínima em 2 meses sem sinais de arrefecimento de guerra
Chefe de Energia do Catar diz ter alertado sobre perigos de provocar o Irã