Premiê da Espanha e chanceler da Alemanha defendem acordo comercial entre UE e Mercosul
![]()
MADRI/BRUXELAS (Reuters) - O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, saíram nesta quinta-feira em defesa de um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, após a França ter declarado ser contra e em meio a protestos de agricultores europeus que bloquearam estradas contra os altos custos e a importação de alimentos mais baratos.
"Para a Espanha, o Mercosul é importante na relação econômica e geopolítica que devemos ter com um continente tão importante", disse Sánchez a repórteres em Bruxelas.
Scholz, por sua vez, declarou-se "um grande fã" de acordos de livre comércio, incluindo o possível tratado com o Mercosul.
"Sou um grande fã de acordos de livre comércio e também do Mercosul", disse o chanceler alemão em entrevista coletiva em Bruxelas, tomando posição diametralmente oposto à do presidente da França, Emmanuel Macron, que afirmou nesta semana que o acordo entre UE e Mercosul não deve seguir adiante.
Na terça-feira, a Comissão Europeia rejeitou a visão francesa de que Bruxelas teria encerrado as negociações com o Mercosul, afirmando que ainda busca concluir um acordo de livre comércio com o bloco sul-americano formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
(Reportagem de Inti Landauro e Sabine Siebold)
0 comentário
Marinha do Irã afirma ter “controle total” sobre Estreito de Ormuz
Ibovespa amplia série de altas com ajuda da Petrobras, apesar de Warsh
Trump promete medida para acabar com "monopólio nocivo" no setor de processamento de alimentos
Irã apela a países que não apliquem novas sanções dos EUA; mediadores se concentram na reabertura de Ormuz
BC avalia travas para conter endividamento das famílias antes de teto para comprometimento da renda
Brasil abre menos vagas formais de trabalho do que o esperado em julho, com menor saldo mensal do ano