ABPA se posiciona em relação a movimentação de auditores fiscais agropecuários
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que as agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de aves, carne suína e ovos do Brasil estão enfrentando dificuldades diante da mobilização dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) com a operação que atrasa a emissão de Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) para embarques de produtos.
A operação é parte de manifestação iniciada em fins de janeiro, que busca a reestruturação da carreira dos servidores públicos, mas que também penaliza severamente os setores de proteína animal que sempre defenderam publicamente a valorização da carreira dos auditores.
De imediato, a operação coloca em risco cargas vivas e compromete a importação e exportação de material genético, que são altamente sensíveis ao tempo de trânsito. No curto prazo, o retardo das linhas de produção provocado pelo movimento poderá impactar a oferta de produtos.
A ABPA ressalta a constante disponibilidade do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em buscar uma solução que reduza os impactos à produção de alimentos do Brasil, ao mesmo tempo em que espera do Governo Federal total empenho para a solução e o atendimento às demandas dos auditores, evitando a continuidade de uma situação que atinge em cheio produtores de alimentos de todo o país sob inspeção federal.
0 comentário
Frango/Cepea: Preços da carne atingem maiores médias reais desde dezembro de 2025
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho volta a subir após três meses de queda
Suínos/Cepea: Valorização do animal vivo chega a superar os 30%
Carne bovina amplia distância para o frango e relação de preços atinge maior nível desde setembro
Suíno valoriza quase 25% em outubro no Paraná, mas recuperação das margens ainda é incerta
Novo foco da doença de Newcastle é identificado em Nova Erechim (SC)