Índice japonês Nikkei atinge pico histórico com alta de chips por otimismo com Nvidia
![]()
TÓQUIO (Reuters) - O índice acionário japonês Nikkei subiu para um pico recorde nesta quinta-feira, uma vez que as ações relacionadas a chips lideraram os ganhos depois que as perspectivas da fabricante de chips norte-americana Nvidia superaram as expectativas do mercado.
O Nikkei fechou em alta de 2,19%, a 39.098,68 pontos, depois de ter subido mais cedo para 39.156,97 pontos. O desempenho supera tanto o fechamento recorde anterior quanto a máxima intradiária, estabelecidos em 29 de dezembro de 1989, no auge da bolha econômica do país.
A máxima intradiária anterior do índice foi de 38.957,44 pontos e a de fechamento era de 38.915,87.
O índice de referência do Japão disparou cerca de 52% desde seu ponto mais baixo em janeiro de 2023, impulsionado por um rali no setor de tecnologia, mudanças na governança corporativa e aumento dos lucros dos exportadores graças a um iene fraco.
As ações da Nvidia subiram depois a empresa prever uma receita fiscal no primeiro trimestre acima das estimativas, devido à forte demanda por seus chips que dominam o mercado de inteligência artificial (IA).
"Para nós, operadores, isso marca a chegada de uma nova era", disse Tsutomu Yamada, analista de mercado sênior da au kabu.com Securities.
"Parece que o mercado de ações está nos dizendo que finalmente saímos da deflação e que um novo mundo se abriu."
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 2,19%, a 39.098 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,45%, a 16.742 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,27%, a 2.988 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,86%, a 3.486 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,41%, a 2.664 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,94%, a 18.852 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,18%, a 3.222 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,04%, a 7.611 pontos.
(Reportagem de Junko Fujita)
0 comentário
Solução para restrição de oferta de combustíveis é reajuste da Petrobras, dizem fontes do setor
Reino Unido aprova uso de bases britânicas pelos EUA para atacar locais de mísseis do Irã que têm como alvo navios
Dólar supera os R$5,30 em nova sessão de temores com a guerra no Oriente Médio
Durigan prega continuidade de gestão Haddad e prevê avanços em sistema de crédito e produtividade
Ibovespa recua para mínima em 2 meses sem sinais de arrefecimento de guerra
Chefe de Energia do Catar diz ter alertado sobre perigos de provocar o Irã