Ucrânia diz que 160 t de grãos ucranianos são destruídos na Polônia
![]()
KIEV (Reuters) - Cerca de 160 toneladas de grãos ucranianos foram destruídos em uma estação ferroviária polonesa em meio a protestos em larga escala, no que uma autoridade ucraniana sênior disse no domingo ser um ato de "irresponsabilidade".
Os agricultores poloneses que protestaram este mês contra o que dizem ser uma concorrência desleal da Ucrânia e as regulamentações ambientais da União Europeia bloquearam as passagens de fronteira com a Ucrânia e as rodovias, e derramaram produtos ucranianos dos vagões de trem.
"Essas fotos mostram 160 toneladas de grãos ucranianos destruídos. O grão estava em trânsito para o porto de Gdansk e depois para outros países", publicou o vice-primeiro-ministro Oleksandr Kubrakov no X com fotografias de montes de grãos derramados de vagões de trem.
"O quarto caso de vandalismo em estações ferroviárias polonesas. O quarto caso de impunidade e irresponsabilidade."
Incidentes anteriores de grãos sendo derramados de trens ocorreram na fronteira com a Ucrânia.
"Sabemos que os protestos que tomam a forma de derramamento de grãos não são bons", disse o Ministro da Agricultura polonês, Czeslaw Siekierski, em uma coletiva de imprensa.
Mas ele acrescentou que achava que, às vezes, a reação do lado ucraniano a esses incidentes ia longe demais.
(Reportagem de Dan Peleschuk e Alan Charlish)
0 comentário
Feijão/Cepea: Após valorizações intensas em fevereiro, mercado inicia março em ritmo lento
Federarroz, Farsul e COOPACC solicitam medidas urgentes para o setor arrozeiro
Conflitos no Oriente Médio deixam setor de arroz no BR em alerta sobre custos de produção maiores, logística mais cara e escoamento global
Arroz/Cepea: Fevereiro fecha com alta nos preços, mas negociações seguem lentas no RS
StoneX corta previsão de safra de soja do Brasil e eleva a de milho
Limitada agora, exportação de sorgo do Brasil deve avançar no 2º semestre, diz chinesa Hang Tung