Parte da OPEP+ concorda em estender cortes voluntários até 2º tri, dizem fontes
![]()
Por Maha El Dahan e Alex Lawler
DUBAI (Reuters) - Alguns membros da OPEP e aliados liderados pela Rússia (OPEP+) concordaram em estender cortes voluntários na produção de petróleo do primeiro para o segundo trimestre, informaram fontes neste domingo.
Em novembro, a OPEP+ concordou com cortes voluntários que totalizaram cerca de 2,2 milhões de barris por dia (bpd) no primeiro trimestre, liderados pela Arábia Saudita, que prorrogou seu próprio corte voluntário.
A OPEP+ implementou uma série de cortes na produção desde o final de 2022 para apoiar o mercado em meio ao aumento da produção dos Estados Unidos e de outros produtores não membros e às preocupações com a demanda, já que as principais economias enfrentam altas taxas de juros.
Os preços do petróleo encontraram apoio nas crescentes tensões geopolíticas devido aos ataques do grupo Houthi contra a navegação no Mar Vermelho, embora a preocupação com o crescimento econômico e as altas taxas de juros tenha pesado. Os contratos futuros do Brent para maio subiram 2% mais caros, a 83,55 dólares, por barril na sexta-feira.
Fontes disseram à Reuters na semana passada que a OPEP+ consideraria estender os cortes na produção de petróleo para o segundo trimestre, e uma delas disse que isso era "provável".
Os países membros da OPEP+ anunciam os cortes individualmente. O Kuwait disse que cortaria sua produção de petróleo em 135 mil barris por dia (bpd) até junho, enquanto a Argélia cortará sua produção em 51 mil bpd.
0 comentário
Camex aprova prorrogação de imposto de exportação de petróleo
Petróleo fecha com alta de 2% após Trump rejeitar termos de cessar-fogo com Irã
Mesmo com petróleo em alta no exterior, combustíveis ficam mais baratos em Araraquara
Rússia deve prorrogar proibição de exportação de diesel até setembro, dizem fontes
Petróleo cai mais de US$2 apesar das novas sanções dos EUA contra o Irã
Petróleo sobe com ameaça de Trump de impor sanções aos parceiros do Irã