Pátria Agronegócios mantém safra de soja do BR estimada em 143,18 mi de t
![]()
A Pátria Agronegócios atualizou suas estimativas de safra nesta terça-feira (5) e apontou uma manutenção nos números de soja e milho, após meses de cortes. A produção brasileira de soja, portanto, segue estimada em 143,18 milhões de toneladas, 7,4% menor do que a anterior.
"Temos observado uma melhora nos resultados de campo nas regiões centro e norte do país, e temos escutado muita variabilidade e até inclinações a piora em relação ao sul e sudeste do Brasil, que era até um cenário um pouco diferente do que se observava entre novembro e dezembro", explica o diretor da consultoria, Matheus Pereira.
O início de 2024 trouxe condições mais favoráveis de clima para Tocantins, Oeste da Bahia, partes de Goiás, Maranhão, Piauí, ao passo em que o calor intenso e a falta de chuvas prejudicou a fase final das lavouras paranaenses, em especial no enchimento de grãos. "Talvez a grande surpresa que possamos ver esteja ali de agora em diante", afirma Pereira.
A área relatada pela Pátria é de 44,42 milhões de hectares - 0,8% maior do que a da safra 2022/23 -, a produtividade média estimada em 53,72 sacas por hectare, sendo 8,1% menor em relação à temporada anterior.
![]()
A Pátria ainda estimou a produção total de milho em 110,29 milhões de toneladas, o que - se confirmando - seria 16,4% a menos do que a última temporada. Para a primeira safra o número pe de 28,04 milhões; para a segunda de 79,97 - com uma redução de 21,9% na comparação anual - e 2,28 milhões na terceira.
A consultoria estima a área com uma redução de 6,2% em relação a do ano anterior, em 20,89 milhões de hectares, e uma queda de produtividade média de 10,9% para 88 sacas por hectare.
![]()
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira