Powell diz estar ciente dos riscos da política monetária do Fed para trabalhadores, mas cortes dependem da inflação
![]()
Por Howard Schneider
WASHINGTON (Reuters) - O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse a parlamentares norte-americanos nesta quinta-feira que o banco central está "bem ciente" dos riscos que sua política monetária rígida representa para os trabalhadores, mas afirmou que cortes na taxa de juros dependerão da evolução da economia, como o Fed espera, com a continuidade da inflação mais baixa.
Powell, que compareceu ao Comitê Bancário do Senado, foi pressionado pelo presidente do painel, Sherrod Brown, democrata de Ohio, sobre o motivo pelo qual o Fed não é mais rápido em cortar os juros "para evitar que os trabalhadores percam seus empregos".
"Estamos bem cientes desse risco, é claro, e bastante conscientes de que devemos evitá-lo", disse Powell. "Se o que esperamos e o que estamos vendo - crescimento forte e contínuo, mercado de trabalho forte... progresso na redução da inflação - se a economia evoluir nesse caminho, então acreditamos que o processo de remoção cuidadosa da política restritiva... pode e vai começar ao longo deste ano".
A presença de Powell no Senado ocorre após uma audiência perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara na quarta-feira, na qual ele repetiu que o progresso contínuo na redução da inflação "não está garantido".
(Reportagem de Howard Schneider)
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi