Dólar sobe frente ao real antes de relatório de emprego dos EUA
![]()
Por Luana Maria Benedito
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava acentuadamente frente ao real nos primeiros negócios desta sexta-feira, com os operadores ansiosos antes da divulgação de um importante relatório de emprego dos Estados Unidos, enquanto os resultados mais fracos do que o esperado da Petrobras afetaram o humor na cena financeira doméstica.
Às 9h37 (de Brasília), o dólar à vista subia 0,53%, a 4,9611 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,63%, a 4,975 reais na venda.
As atenções estão voltadas para o relatório de emprego dos Estados Unidos, que será divulgado às 10h30 (horário de Brasília). Investidores esperam que ele mostre resiliência, mas não superaquecimento, da economia norte-americana.
Pesquisa Reuters mostra que a expectativa é de que a economia dos EUA tenha aberto 200 mil vagas de emprego no mês passado, depois de 353 mil em janeiro.
O foco nesses dados vem depois de o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, ter dito a parlamentares nesta semana que cortes nos juros serão "provavelmente apropriados" ainda este ano, mas enfatizou que eles "realmente dependerão da trajetória da economia".
Qualquer surpresa para cima deve impulsionar o dólar globalmente, uma vez que poderia deixar o Fed numa postura mais cautelosa em relação ao afrouxamento da política monetária, deixando o mercado de renda fixa norte-americano atraente e aumentando a demanda pela moeda dos EUA.
Na cena doméstica, a Petrobras informou na noite da véspera que teve lucro líquido de 31 bilhões de reais no quarto trimestre, recuo de 28,4% ante o mesmo período do ano anterior. A petrolífera também anunciou que seu conselho de administração autorizou o encaminhamento da proposta de distribuição de dividendos de 14,2 bilhões de reais para avaliação pela assembleia de acionistas de 25 de abril.
Segundo agentes financeiros, esses resultados ficaram abaixo do esperado, o que contaminou negativamente o clima mais amplo nos mercados domésticos.
Na véspera, a divisa norte-americana à vista fechou em baixa de 0,23%, a 4,9347 reais na venda.
0 comentário
Dólar tem mais longa sequência de altas do ano e atinge maior cotação desde final de março
Ibovespa recua e fecha semana com maior série de perdas diárias desde 2023
Taxas dos DIs sobem com aversão a risco no Brasil
Economistas veem déficit primário maior em 2026 e 2027 e dívida mais alta ano que vem, mostra Prisma
Corrida para resgatar sobreviventes leva esperança a local de terremoto na Colômbia
EUA elevam pressão sobre UE para que “cumpra” compromissos comerciais não tarifários