Minério de ferro atinge mínima de mais de 6 meses com crescente temor de queda da demanda na China
![]()
Por Cassandra Yap e Amy Lv
CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta quarta-feira devido a temores de uma redução na demanda da China, principal consumidor de minério, em meio à crescente manutenção de equipamentos entre as siderúrgicas e às mais recentes restrições ambientais na região norte do país.
O minério de ferro de maio mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com perda de 2,53%, a 807,5 iuanes (112,29 dólares) por tonelada, o menor valor desde agosto de 2023.
O minério de ferro de referência para abril na Bolsa de Cingapura caiu 4,42%, para 103,45 dólares a tonelada, o menor valor desde agosto de 2023, depois que dados de inflação dos EUA mais fortes do que o esperado obscureceram as perspectivas de o Federal Reserve cortar as taxas de juros em breve.
A pressão sobre os preços do principal ingrediente da fabricação de aço está aumentando a preocupação com uma possível redução adicional da demanda nas próximas semanas, disseram os analistas.
Há um aumento na manutenção de altos-fornos entre as usinas nesta semana, indicando queda adicional na produção de metais quentes, disse a consultoria Shanghai Metals Market em uma nota.
A produção diária de aço bruto nas usinas caiu 3,38% em relação ao período anterior, para cerca de 2,06 milhões de toneladas nos primeiros dez dias de março, segundo dados da Associação de Ferro e Aço da China (CISA).
O sentimento azedou com a notícia de que a cidade de Tangshan, na província de Hebei, no norte da China, o principal centro de produção de aço do país, anunciou a implementação de uma resposta de emergência de nível dois a partir de quarta-feira, em meio à previsão de forte poluição do ar.
Normalmente, as usinas siderúrgicas locais são obrigadas a reduzir a produção durante ações emergenciais.
Além disso, a falta de detalhes sobre medidas adicionais de apoio para reanimar os mercados imobiliários chineses continuou a ser um empecilho, disseram os analistas do ANZ em uma nota.
"A queda nas vendas de casas e os problemas de financiamento parecem estruturais, sinalizando pouco espaço para qualquer melhoria nesta temporada de construção", acrescentaram.
(Reportagem de Cassandra Yap e Amy Lv)
0 comentário
Fachin dá cinco dias para Moraes, Mendonça, Gonet e Andrei se manifestarem sobre caso Master
Ações da China encerram semana em baixa com perda de força da alta por IA
Crescimento do emprego nos EUA deve se recuperar em agosto; taxa de desemprego deve permanecer em 4,1%
Durigan sugere debate sobre integração de benefícios sociais
Brasil ameaça retaliar UE se negociações sobre embargo a carnes não avançarem
Ibovespa pausa sequência de altas com realização de lucros após rondar 189 mil pontos